O PASSARINHO CANTA PORQUE É FELIZ OU É FELIZ PORQUE CANTA?
Essa frase me veio à mente hoje pela manhã, logo que levantei, com o som dos pássaros na minha varanda. Não me lembro mais onde foi que a aprendi ou a ouvi pela primeira vez, só sei que faz muito tempo, acho que deve ter sido desde a época da primeira infância.
Já me perguntaram ao longo da vida inúmeras vezes: “Por que está sorrindo? Viu o passarinho verde hoje? confesso que eu nunca soube explicar, só posso dizer que a alegria e o bom humor são fatores que sempre procurei cultivar.
Acho que isso passou a ser mais marcante quando passei a ter mais conhecimento e maturidade sobre o lado espiritual da nossa vida. Foi aí que comecei a ver a realidade que existia por trás disso tudo. Assim fui percebendo que o que você pensa, a maneira como se comporta, é o que gera a energia que comanda e atrai o bom ou o ruim, o positivo ou o negativo.
De uns anos para cá, com a popularização da neurociência, procurei também ler e aprender mais sobre o assunto e vejo que os gurus dessa ciência, talvez para motivar as pessoas e dar uma explicação mais palatável para isso tudo, nominaram essa maneira de agir como sendo a lei da atração.
Só sei que tenho aprendido ao longo da minha vida, que tudo funciona melhor quando se cultiva o bom humor.
Isso não quer dizer que é fácil e que sempre foi ou é assim, apesar de me considerar uma pessoa bem-humorada, não existe a perfeição e claro que também já tive e as vezes ainda tenho os meus dias de mal humor e negatividade, como qualquer um.
Quando a gente acorda de mau-humor e se esquece de mudar a chave para o positivo, ou de se olhar no espelho e dar aquele sorriso para mudar o astral, aí não tem jeito, o dia com certeza vai ser carregado e marcado como um dia ruim ou não tão bom assim. Se for terrível então, vai ser aquele dia que, à noite, ao chegar em casa, você mentalmente vai se dizer: “Hoje eu não devia ter saído de casa!”.
Sei que com o tempo fui aprendendo a me exercitar para mudar esse paradigma. Quando isso acontece, me policio para mudar qualquer pensamento ruim ou o eventual mal humor. Procuro fazer como fiz hoje, quando ouvi de manhã os passarinhos cantar:
Agradecer a Deus por mais um dia, sorrir para mim mesmo e lembrar, da velha e significativa questão: “O passarinho canta porque é feliz ou é feliz porque canta?”
A resposta me vem rapidamente à mente e com muita convicção:
“O passarinho é feliz porque canta!”
José Luiz Ricchetti -26/11/2018